E-BOOK:

Orientações Nutricionais: Paciente Renal

Fósforo

Se você ou um familiar foi diagnosticado com a doença renal crônica e precisou iniciar a hemodiálise, você já deve saber que é necessário realizar mudanças na alimentação. Uma dessas mudanças é diminuir a quantidade de fósforo, mas nunca eliminar seu consumo por completo, já que é uma substância essencial para a saúde dos ossos.


O fósforo, junto com o cálcio, é um nutriente importante para manter os ossos saudáveis. Porém, quando consumido em excesso, ele é eliminado pelos rins. Quando há um diagnóstico de doença renal crônica, é possível que o fósforo se acumule no organismo - o que pode causar uma série de problemas de saúde.


Por isso, o consumo de alimentos que possuem fósforo em sua composição devem ser consumidos com moderação, e os níveis do nutriente no organismo devem ser monitorados. Mas como saber quais alimentos evitar e como garantir que se está consumindo o suficiente? A Pró-Rim preparou um guia detalhado para te ajudar!

Baixe este e-book e aprenda:


·        O que é o fósforo e por que evitar o excesso.

·        Quais alimentos são fonte de fósforo.

·        Os alimentos que devem ser consumidos em menor quantidade.

·        O que é o quelante de fósforo e como consumi-lo.

·        Quais alimentos industrializados possuem aditivo de fósforo.

·        Por que não excluir alimentos que contém fósforo da sua dieta.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Você tem cuidado da sua alimentação?

A insuficiência renal é uma doença crônica, sem cura e que pode levar a diversos problemas de saúde. A perda da função renal traz muitas mudanças na rotina de um paciente, inclusive na dieta. Afinal, quando os rins param de funcionar, a eliminação de algumas substâncias através da urina pode ficar comprometida.


Apesar de essencial para a saúde, os pacientes renais devem cuidar com a ingestão de alimentos ricos em fósforo.


O fósforo é um mineral importantíssimo para a saúde, mas é necessário mantê-lo em equilíbrio no organismo. Quando seus níveis estão elevados, ele pode levar à hiperfosfatemia, que pode ser grave e está relacionada a vários problemas como: coceiras, dores e fraturas ósseas, endurecimento das artérias e órgãos (incluindo coração), então pode aumentar o risco de morte .


Se você está com alguma dúvida sobre o que comer, como evitar o excesso e como garantir que você está se alimentando corretamente, este e-book vai te dar todas as respostas que você precisa.


Saiba agora mesmo tudo sobre o controle da ingestão de fósforo na doença renal crônica!


Baixe o e-book e saiba tudo sobre como controlar o fósforo em sua dieta!

Baixar E-book

Quem é a Fundação Pró-Rim?

Somos uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos e uma das maiores organizações de atendimento ao paciente renal crônico no Brasil, com mais de 35 anos de história.

Realizamos anualmente mais de 107.000 sessões de hemodiálise e alcançamos recentemente a marca de 1.900 transplantes renais.

Copyright © 2023 - Fundação Pró-Rim. Todos os direitos reservados.